O melhor do Japão: Templo Kiyomizudera

Kiyomizudera (清水寺, literalmente “Templo da Água Pura”) é um dos templos mais célebres do Japão. Foi fundado em 780 no local da Cachoeira de Otowa nas colinas arborizadas a leste de Kyoto, e deriva seu nome das águas puras da queda. O templo foi originalmente associado à seita Hosso, uma das escolas mais antigas do budismo japonês, mas formou sua própria seita Kita Hosso em 1965. Em 1994, o templo foi adicionado à lista de sites do patrimônio mundial da UNESCO.

AVISO DE CONSTRUÇÃO:

O salão principal de Kiyomizudera é coberto de fevereiro de 2017 a março de 2020 para a renovação do seu telhado. Os visitantes poderão entrar no salão principal durante as reformas.
Kiyomizudera é mais conhecida pelo seu palco de madeira que se afasta do seu salão principal, a 13 metros acima da encosta abaixo. O palco oferece aos visitantes uma bela vista das numerosas árvores de cerejeira e maple abaixo que entraram em erupção em um mar de cor na primavera e no outono, bem como da cidade de Quioto à distância. O salão principal, que juntamente com o palco foi construído sem o uso de unhas, abriga o principal objeto de adoração do templo, uma pequena estátua dos onze enfrentados, mil Kannon armados.

Cobriu o salão principal de Kiyomizudera (a partir de 7 de julho de 2017)
Atrás do salão principal de Kiyomizudera encontra-se o Santuário de Jishu, um santuário dedicado à divindade do amor e da correspondência. Na frente do santuário estão duas pedras, colocadas a 18 metros de distância. Encontrar com sucesso o seu caminho de um para o outro com os olhos fechados é dito que traz sorte de encontrar amor. Você também pode pedir que alguém o guie de uma pedra para a outra, mas isso é interpretado para significar que um intermediário também será necessário na sua vida amorosa.

A Cachoeira Otowa está localizada na base do salão principal de Kiyomizudera. Suas águas são divididas em três fluxos separados, e os visitantes usam copos anexados a pólos longos para beberem deles. A água de cada fluxo é dito ter um benefício diferente, ou seja, causar longevidade, sucesso na escola e uma vida amorosa afortunada. No entanto, beber de todos os três fluxos é considerado ganancioso.

Cachoeira de Otowa

cachoeira de otowa
Outras estruturas nos espaçosos motivos do templo incluem o Hall de Okunoin, que se assemelha ao salão principal em uma escala menor e também tem um palco. Perto do Okunoin são salões dedicados ao Buda Shaka (Buda histórico) e Amida Buda, bem como um pequeno salão com quase 200 estátuas de pedra de Jizo, o protetor de crianças e viajantes. O pagode de Koyasu, de três andares, está entre as árvores no extremo sul do terreno do templo, e uma visita diz que traz um parto fácil e seguro.

Ao redor da entrada de Kiyomizudera, fora da área paga, existem vários outros edifícios do templo, incluindo um pagode vermelhão de três pisos, um depósito de sutras, grandes portões de entrada e o Salão de Zuigudo, dedicado à mãe de Buda e contra uma pequena taxa de entrada que você pode vagar pelo poço do porão preto que simboliza o útero materno.

Pagode de Koyasu visto do salão principal de Kiyomizudera
Parte da diversão de visitar Kiyomizudera é a aproximação ao templo ao longo das ruas íngremes e movimentadas do distrito atmosférico de Higashiyama. As inúmeras lojas e restaurantes da região serviram para turistas e peregrinos durante séculos e os produtos em venda variam de especialidades locais, como a cerâmica Kiyomizu-yaki, doces e picles para o conjunto padrão de lembranças.

O distrito de Higashiyama, juntamente com Kiyomizudera, Santuário de Yasaka e outros templos da região, tem iluminação noturna especial durante o evento Hanatoro anual realizado em meados de março. Kiyomizudera também tem iluminação especial durante a temporada de folhas de outono na segunda metade de novembro.

Kiyomizudera durante as iluminações de outono

Acesso

Kiyomizudera pode ser alcançado a partir da Estação de Quioto pelo ônibus número 100 ou 206 (15 minutos, 230 ienes). Saia na paragem de ônibus de Gojo-zaka ou Kiyomizu-michi, de onde é uma caminhada de dez minutos até o templo. Alternativamente, Kiyomizudera fica a cerca de 20 minutos a pé da Estação Kiyomizu-Gojo ao longo da linha ferroviária Keihan.

Gostou do conteúdo?

Deixe um comentário para nós e compartilha com seus colegas para conhecerem o melhor do Japão (Série exclusiva da Jensthraenhart)